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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

MARQUES, Lara Loiola; AQUINO, Cíntia Vanessa Monteiro Germano  e  SILVA, Clayton Robson Moreira da. CONTROLE SOCIAL E INDICADORES EDUCACIONAIS EM MUNICÍPIOS CEARENSES. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70628.  Epub 12-Set-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133870628.

Neste texto, apresenta-se resultado de estudo pelo qual se analisou a relação entre controle social e indicadores educacionais. Para tanto, foram investigados os 184 municípios cearenses, no período de 2016 a 2018. O controle social foi medido pelo índice transparência municipal e os indicadores educacionais considerados foram desempenho no Spaece, taxa de aprovação, taxa de abandono e distorção idade/série. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, correlação de Pearson, Anova e teste Tukey. Os resultados indicam que há relação entre controle social e indicadores educacionais, de modo que melhores indicadores educacionais estão associados a um maior nível de transparência municipal.

Palavras-chave : controle social; transparência municipal; indicadores educacionais.

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