SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Memórias Democráticas Da Rede Municipal De Ensino De Santo André/Sp: Cultura Escolar InclusivaEgressos Do Curso De Medicina Veterinária Da Uff: Situação Profissional Atual E Opiniões Acerca Da Formação Acadêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

CARMO, Andreia do  y  DIAS, Julice. Avaliação De Contexto Na Educação Infantil: Pontos De Vista Docentes Em Debate. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70602.  Epub 18-Sep-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133870602.

Neste texto, tem-se por objetivo apresentar os significados que a avaliação de contexto assumiu numa instituição educativa, com o uso de seus resultados numa dimensão formativa. A partir da metodologia qualitativa utilizando a pesquisa - ação como método de procedimento e, enquanto geração de dados usa a técnica interativa de grupo focal. Discute que os instrumentos de avaliação são ponto de partida para negociar a qualidade e fomentar o processo formativo do contexto avaliado. Destaca que questionar as práticas pedagógicas latentes implica em assumir a formação em serviço como condição para legitimar a identidade institucional. Conclui propondo que a avaliação nessa etapa da educação básica tome parte das políticas públicas de avaliação com foco nas condições da oferta educativa.

Palabras clave : educação infantil; qualidade; avaliação de contexto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )