SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Veterinary Medicine Course Alumni From A Uff: Current Professional Status And Opinions On Academic TrainingPerception And Production Of Meaning Of Participants In Training Course For School Managers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

LIMA, Paulo Vinícius Pereira de  and  MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O Programa Internacional De Avaliação De Estudantes: A Avaliação De Matemática E O Cenário Brasileiro. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70328.  Epub Sep 19, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133870328.

O objetivo geral deste artigo, em que abordamos a caracterização do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa -, é caracterizar a avaliação de Matemática no âmbito deste Programa. Inicialmente, aborda-se, de maneira abrangente, um panorama do Pisa relativo aos seguintes aspectos: o que o Pisa investiga e de que maneira; os instrumentos para um bom resultado na avaliação; as notas atribuídas no Pisa e o espaço amostral de estudantes. Em seguida, tratamos da avaliação sobre a perspectiva da Matemática: como ela é analisada, como é constituída, a escala adotada para o exame e, posteriormente, apresentamos os resultados brasileiros sobre esse domínio. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, pautada pela análise documental. Os principais resultados assinalaram a importância de compreender a avaliação para a constituição de uma educação equânime, mesmo quando o seu impacto na esfera pedagógica seja incipiente. Os resultados brasileiros apresentados em cada edição são insatisfatórios, demonstrando necessidade de melhorias desde a formação docente aos investimentos em educação.

Keywords : avaliação; estrutura; Pisa; matemática; educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )