SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Egressos Do Curso De Medicina Veterinária Da Uff: Situação Profissional Atual E Opiniões Acerca Da Formação AcadêmicaPercepção E Produção De Sentido De Participantes Num Curso De Formação Para Gestores Escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

LIMA, Paulo Vinícius Pereira de  e  MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O Programa Internacional De Avaliação De Estudantes: A Avaliação De Matemática E O Cenário Brasileiro. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70328.  Epub 19-Set-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133870328.

O objetivo geral deste artigo, em que abordamos a caracterização do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa -, é caracterizar a avaliação de Matemática no âmbito deste Programa. Inicialmente, aborda-se, de maneira abrangente, um panorama do Pisa relativo aos seguintes aspectos: o que o Pisa investiga e de que maneira; os instrumentos para um bom resultado na avaliação; as notas atribuídas no Pisa e o espaço amostral de estudantes. Em seguida, tratamos da avaliação sobre a perspectiva da Matemática: como ela é analisada, como é constituída, a escala adotada para o exame e, posteriormente, apresentamos os resultados brasileiros sobre esse domínio. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, pautada pela análise documental. Os principais resultados assinalaram a importância de compreender a avaliação para a constituição de uma educação equânime, mesmo quando o seu impacto na esfera pedagógica seja incipiente. Os resultados brasileiros apresentados em cada edição são insatisfatórios, demonstrando necessidade de melhorias desde a formação docente aos investimentos em educação.

Palavras-chave : avaliação; estrutura; Pisa; matemática; educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )