SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANAFatores Associados Ao Desempenho No Enade Na Área De Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

MACHADO, Laeda Bezerra  e  PAULA, Guilherme Gutemberg Barbosa de. Escola E Prática Pedagógica No Ensino Médio: Representações Sociais De Gestores. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69477.  Epub 27-Set-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869477.

Neste artigo, apresenta-se resultado de pesquisa pela qual buscou-se identificar e analisar as representações sociais de escola pública de ensino médio, elaboradas por gestores escolares. Foi realizamos um estudo de campo online com 10 gestores de escolas públicas estaduais de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, no âmbito do qual privilegiou-se narrativas dos gestores e enviadas por e-mail. O software Atlas.ti auxiliou a análise de conteúdo das narrativas. Os resultados revelam que as representações sociais de prática pedagógica dos gestores estão centradas no trabalho coletivo e que tais representações ressaltam a importância das boas relações e da postura ativa do gestor para fazer frente aos desafios da função, bem como reiteram a importância da prática pedagógica dos gestores para efetivação de políticas direcionadas às escolas de ensino médio.

Palavras-chave : prática pedagógica; gestores; ensino médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )