SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Escola E Prática Pedagógica No Ensino Médio: Representações Sociais De GestoresFatores Determinantes Da Qualidade Do Relacionamento Entre Uma Instituição Pública De Ensino E Seus Egressos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

BITTENCOURT, Hélio Radke; MARIA, Dirlene Melo Santa  y  BERTOLIN, Júlio. Fatores Associados Ao Desempenho No Enade Na Área De Pedagogia. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69963.  Epub 27-Sep-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869963.

Fatores associados às características da escola e background social têm sido relacionados ao desempenho escolar. Contudo, apenas esses fatores vêm se mostrando insuficientes para dar conta de todas as causas de variação que têm efeito sobre o desempenho dos estudantes, especialmente no contexto do ensino superior. Este estudo tem por objetivo contribuir na busca da identificação de fatores associados ao desempenho no Enade a partir dos microdados da edição de 2017, tanto em nível individual, quanto de curso e, separadamente, para a formação geral e o componente específico. Os resultados revelam que as características sociodemográficas, da mesma forma que o background social, têm efeito mais relevante do que o fator escola sobre o desempenho, mas, apesar disso, o percentual de explicação dos modelos é baixo, especialmente no que se refere ao desempenho individual.

Palabras clave : Enade; desempenho escolar; ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )