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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

OLIVEIRA, Kleber Fernandes; SALGADO, Thais Ettinger Oliveira; ASCHAR, Juliana  and  SILVA, Rosângela Sarmento. Armadilhas Na Busca Por Causalidade Entre Governança E Desempenho Acadêmico Nas Universidades Públicas Brasileiras. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68959.  Epub Oct 16, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868959.

Neste artigo, são apresentados resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar as relações entre a governança pública das universidades federais e os seus respectivos desempenhos acadêmicos. A hipótese subjacente é que boas práticas de governança resultem em melhor desempenho institucional que, no caso das universidades públicas, diz respeito ao aumento da taxa de sucesso na graduação, ou seja, da proporção de alunos que concluem o curso dentro da duração padrão. Apesar de alguns estudos indicarem a existência de tal relação de causalidade, os resultados aqui apresentados os contradizem e sugerem que a falta de consistência interna de alguns construtos pode levar a concluir sobre a existência de relações causais. A base de dados aqui utilizadas são provenientes de duas fontes oficiais: os indicadores de governança do Tribunal de Contas da União, contidos no perfil de governança e gestão públicas - ciclo 2018, e os indicadores de desempenho acadêmico das universidades, também referidos a 2018, obtidos no Sistema de Monitoramento, Execução e Controle - Simec. Além desses indicadores institucionais, também foram considerados o desempenho e esforço institucional e o índice de pobreza da respectiva Unidade da Federação. Os resultados apontam que não há qualquer relação direta entre o índice de boas práticas de governança do TCU e o desempenho acadêmico das instituições, em razão do que se acredita que haja uma necessidade de adequar o instrumento utilizado para a realidade das universidades federais brasileiras.

Keywords : governança universitária; índice de governança do TCU; desempenho acadêmico.

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