SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Pitfalls In The Search For Causation Between Governance And Academic Performance In Brazilian Public UniversitiesQuality Of Work Life And Occupational Health For Teachers At The Universidade Federal De Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

SOARES, Denilson Junio Marques; SOARES, Talita Emidio Andrade  and  SANTOS, Wagner dos. Indicadores De Resultados Educacionais No Espírito Santo: Um Estudo Descritivo E Correlacional. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69330.  Epub Oct 17, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869330.

Neste texto, apresenta-se resultados de um estudo descritivo e correlacional, a partir do desempenho obtido pelos municípios do Estado do Espírito Santo em três indicadores de resultados educacionais: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb -, Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - Ioeb - e Indicador de Desenvolvimento das Escolas - IDE. Como resultados, verificou-se que, embora exista uma correlação estatisticamente significativa entre eles, há situações em que um mesmo município pode obter diferentes resultados educacionais, conforme a escolha do indicador analisado. Com isso, sinaliza-se para a importância de se realizar uma análise conjunta desses indicadores, considerando seus componentes, para uma melhor leitura da realidade educacional no Estado.

Keywords : indicadores de resultados educacionais; avaliação educacional; análise estatística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )