SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Armadilhas Na Busca Por Causalidade Entre Governança E Desempenho Acadêmico Nas Universidades Públicas BrasileirasA Qualidade De Vida No Trabalho E A Saúde Ocupacional Dos Docentes Da Universidade Federal De Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

SOARES, Denilson Junio Marques; SOARES, Talita Emidio Andrade  e  SANTOS, Wagner dos. Indicadores De Resultados Educacionais No Espírito Santo: Um Estudo Descritivo E Correlacional. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69330.  Epub 17-Out-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869330.

Neste texto, apresenta-se resultados de um estudo descritivo e correlacional, a partir do desempenho obtido pelos municípios do Estado do Espírito Santo em três indicadores de resultados educacionais: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb -, Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - Ioeb - e Indicador de Desenvolvimento das Escolas - IDE. Como resultados, verificou-se que, embora exista uma correlação estatisticamente significativa entre eles, há situações em que um mesmo município pode obter diferentes resultados educacionais, conforme a escolha do indicador analisado. Com isso, sinaliza-se para a importância de se realizar uma análise conjunta desses indicadores, considerando seus componentes, para uma melhor leitura da realidade educacional no Estado.

Palavras-chave : indicadores de resultados educacionais; avaliação educacional; análise estatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )