SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20A Qualidade De Vida No Trabalho E A Saúde Ocupacional Dos Docentes Da Universidade Federal De GoiásPráticas Avaliativas Para A Aprendizagem De Professores Numa Unidade Municipal De Educação Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

SOUZA, Izabel Cristina de; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de  y  PAIVA, Luciana Rocha Angrizani. O Papel De Agentes Escolares Na Intersetorialidade Das Políticas De Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69022.  Epub 25-Oct-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869022.

As políticas públicas brasileiras para pessoas com deficiência mostram-se um importante subsídio na garantia do direito à educação desse público. Elas são recontextualizadas segundo as singularidades das escolas e dos alunos e dialogam com outros setores para se materializarem. Nosso objetivo foi discutir a articulação entre distintos aparelhos públicos para garantir o atendimento a alunos com deficiência em duas escolas públicas de Queimados/RJ. A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu análise documental e entrevistas com agentes escolares. Os achados indicaram que a intersetorialidade se revelou importante na interação entre os burocratas da educação, saúde e assistência social, sem haver uma coordenação intersetorial na construção de parcerias.

Palabras clave : intersetorialidade; educação especial; políticas públicas; agentes escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )