SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20A Qualidade De Vida No Trabalho E A Saúde Ocupacional Dos Docentes Da Universidade Federal De GoiásInfluência Da Cultura Organizacional Na Motivação Acadêmica Numa Instituição De Ensino Superior Empresarial No Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

SOUZA, Izabel Cristina de; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de  e  PAIVA, Luciana Rocha Angrizani. O Papel De Agentes Escolares Na Intersetorialidade Das Políticas De Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69022.  Epub 25-Out-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869022.

As políticas públicas brasileiras para pessoas com deficiência mostram-se um importante subsídio na garantia do direito à educação desse público. Elas são recontextualizadas segundo as singularidades das escolas e dos alunos e dialogam com outros setores para se materializarem. Nosso objetivo foi discutir a articulação entre distintos aparelhos públicos para garantir o atendimento a alunos com deficiência em duas escolas públicas de Queimados/RJ. A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu análise documental e entrevistas com agentes escolares. Os achados indicaram que a intersetorialidade se revelou importante na interação entre os burocratas da educação, saúde e assistência social, sem haver uma coordenação intersetorial na construção de parcerias.

Palavras-chave : intersetorialidade; educação especial; políticas públicas; agentes escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )