SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20The Role Of School Agents In The Intersectoriality Of Special Education Policies In The Inclusive PerspectivePerformance Of Pedagogy Students At Enade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

BARCELOS, Marciel; VIEIRA, Aline Oliveira  and  SANTOS, Wagner dos. Práticas Avaliativas Para A Aprendizagem De Professores Numa Unidade Municipal De Educação Infantil. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68004.  Epub Nov 14, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868004.

Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa pela qual objetivou-se compreender os sentidos atribuídos por docentes de uma instituição de educação infantil sobre as práticas avaliativas para aprendizagem mobilizadas no cotidiano escolar. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou-se como método o estudo de caso etnográfico. Os participantes da pesquisa foram 24 professores que atuam numa instituição de educação infantil na cidade de Vila Velha/ES. Como documentos utilizou-se narrativas, diário de campo e registros imagéticos. A análise dos dados sinalizou para o compartilhamento de uma concepção avaliativa formativa reguladora centralizada no docente, de maneira que o sentido produzido por meio das práticas avaliativas está associado ao caráter informativo daquilo que se passa no cotidiano escolar.

Keywords : avaliação educacional; educação infantil; escolarização..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )