SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20O Papel De Agentes Escolares Na Intersetorialidade Das Políticas De Educação Especial Na Perspectiva InclusivaDesempenho Dos Estudantes De Pedagogia No Enade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

BARCELOS, Marciel; VIEIRA, Aline Oliveira  e  SANTOS, Wagner dos. Práticas Avaliativas Para A Aprendizagem De Professores Numa Unidade Municipal De Educação Infantil. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68004.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868004.

Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa pela qual objetivou-se compreender os sentidos atribuídos por docentes de uma instituição de educação infantil sobre as práticas avaliativas para aprendizagem mobilizadas no cotidiano escolar. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou-se como método o estudo de caso etnográfico. Os participantes da pesquisa foram 24 professores que atuam numa instituição de educação infantil na cidade de Vila Velha/ES. Como documentos utilizou-se narrativas, diário de campo e registros imagéticos. A análise dos dados sinalizou para o compartilhamento de uma concepção avaliativa formativa reguladora centralizada no docente, de maneira que o sentido produzido por meio das práticas avaliativas está associado ao caráter informativo daquilo que se passa no cotidiano escolar.

Palavras-chave : avaliação educacional; educação infantil; escolarização..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )