SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Práticas Avaliativas Para A Aprendizagem De Professores Numa Unidade Municipal De Educação InfantilAvaliação Centrada Na Mudança: Efeitos Do Programa Mais Educação Na Diminuição Da Evasão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; SILVA, Lucas Souza  y  JUNIOR, Antonio Germano Magalhães. Desempenho Dos Estudantes De Pedagogia No Enade. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e67219.  Epub 17-Nov-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133867219.

O estudo teve como objetivo identificar as experiências formativas relacionadas ao desempenho dos estudantes de Pedagogia no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade - de 2017. É um estudo descritivo, de abordagem mista. Ao utilizarmos os microdados, extrairmos as respostas de 111.338 estudantes do curso de Pedagogia, sendo 6.996 (6,3%) do sexo masculino e 104.342 (93,7%) do sexo feminino, com idade média entre 32,86 + 9,23. Foram utilizados os microdados do Enade 2017. Foi selecionado o desempenho em componente específico e os itens 13, 14, 15, 17, 18, 22 e 23 do questionário do estudante. Os estudantes que realizaram intercâmbio não institucional, os que cursaram o ensino médio parte no Brasil e parte no exterior, os que cursaram na modalidade profissionalizante técnico e os que leram acima de oito livros obtiveram maior desempenho.

Palabras clave : pedagogo; formação de professores; ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )