SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Change-Centered Evaluation: Effects Of The More Education Program On Dropout ReductionSocio-Demographic And Professional Profile Of Graduates From The Pharmacy Course Of The Federal University Of Vale Do São Francisco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

ARAUJO, Ana Carolina da Costa; SILVA, Thales Fabricio da Costa e  and  PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Percepção De Docentes Acerca Da Evasão Universitária. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68968.  Epub Nov 17, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868968.

A evasão universitária gera consequências a nível individual, organizacional e social e uma forma de combatê-la é compreender como os envolvidos no processo educacional percebem o fenômeno e como atuam no seu enfrentamento. Assim, apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a percepção dos docentes do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande acerca do processo de evasão dos estudantes universitários. Após o levantamento feito com 45 professores do campus e a análise quantitativa e qualitativa dos dados, emergiram diversas categorias de análise que ilustram os fatores que influenciam o processo de evasão do discente e as estratégias e ações para redução da evasão.

Keywords : evasão no ensino superior; percepção dos professores; gestão estratégica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )