SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Avaliação Centrada Na Mudança: Efeitos Do Programa Mais Educação Na Diminuição Da EvasãoPerfil Sociodemográfico E Profissional De Egressos Do Curso De Farmácia Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

ARAUJO, Ana Carolina da Costa; SILVA, Thales Fabricio da Costa e  y  PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Percepção De Docentes Acerca Da Evasão Universitária. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68968.  Epub 17-Nov-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868968.

A evasão universitária gera consequências a nível individual, organizacional e social e uma forma de combatê-la é compreender como os envolvidos no processo educacional percebem o fenômeno e como atuam no seu enfrentamento. Assim, apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a percepção dos docentes do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande acerca do processo de evasão dos estudantes universitários. Após o levantamento feito com 45 professores do campus e a análise quantitativa e qualitativa dos dados, emergiram diversas categorias de análise que ilustram os fatores que influenciam o processo de evasão do discente e as estratégias e ações para redução da evasão.

Palabras clave : evasão no ensino superior; percepção dos professores; gestão estratégica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )