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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

BENE, Leonel Elias; RUMBANE, Sebastião Juvêncio; GARCIA, Fabiane Maia  e  MOURAO, Arminda Rachel Botelho. As Tensões Entre À Expansão E As Desigualdades Sociais No Acesso Ao Ensino Superior Em Moçambique. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68642.  Epub 21-Nov-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868642.

Neste artigo aborda-se as tensões entre a expansão e as desigualdades sociais no acesso ao ensino superior em Moçambique. O estudo baseou-se em revisão bibliográfica e documental fundamentado em documentos oficiais e dados estatísticos do governo. As análises revelam que cresceu o quantitativo dos efetivos escolares, mas tal não significa que tenha favorecido a maioria dos que não tem condições de pagar. Concluímos que, com a abertura à privatização iniciada na década de 1990 e 2000, o ensino superior teve expansão e acesso fundamentado por uma política de diversificação das fontes de financiamentos instando a contribuição dos alunos por meio de pagamento de taxas e um fraco investimento dificultando a qualidade desejada pelas IES.

Palavras-chave : ensino superior; políticas de acesso; políticas de expansão; Moçambique..

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