SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Tensions Between Expansion And Social Inequalities In Access To Higher Education In MozambiqueDecennial Education Plans In São Paulo Countryside Municipalities: Analysis Of Monitoring And Materialization Of Structuring Goals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

MEDEIROS, Jássio Pereira de. Culturas Docentes E Cultura Organizacional Num Instituto Federal De Educação. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68214.  Epub Nov 22, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868214.

Neste texto, relata-se os resultados de um estudo que teve por objetivo analisar a influência de subculturas ou microcampos docentes nas variáveis da cultura organizacional do IFRN, a partir do contexto de expansão da rede de educação profissional. Para tanto, partiu-se de referências de modelo teórico relacionado com cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, por meio do método do estudo de caso, e que adotou o IFRN como campo de observação. Para a coleta de dados foi administrado um inquérito por questionário junto a 213 professores a instituição. Foi possível constatar a existência de microcampos docentes e subculturas inseridas nesses microcampos, capazes de interferir na percepção da cultura organizacional. Os conflitos, jogos de interesses e ambiguidades na formação dessas subculturas evidenciaram manifestações culturais diferenciadoras e fragmentadores no interior dos microcampos docentes.

Keywords : educação profissional; cultura organizacional; cultura escolar; subculturas; docentes..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )