SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35The political formation in Rousseau: an introductionA sketch of the genesis of the field of socio- -educational practices in Brazil: applying the concept of social field of Bourdieu author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SANTOS, Ana Lúcia Felix dos  and  OLIVEIRA, Sávio Assis de. Conhecimento, interesse e pesquisa educacional: um possível diálogo entre Bourdieu e Habermas. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.43-58. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(04).

Este trabalho toma a relação conhecimento e interesse, enquanto par dialético que constitui a produção de conhecimento e é dela inseparável. Busca analisar, no pensamento de Bourdieu e Habermas, os fatores que influenciam a escolha dos objetos de estudo. Propõe uma discussão a partir de reflexões acerca da realidade social como totalidade e das relações entre sujeito e objeto, teoria e método, tentando desvelar os condicionantes que estão na base e no interior da produção do conhecimento e que podem ser analisados à luz da relação entre conhecimento e interesse.

Keywords : Conhecimento e Interesse; Produção do Conhecimento; Pesquisa Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )