SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35A formação política em Rousseau: uma introduçãoUm esboço sobre a gênese do campo das práticas socioeducativas no Brasil: aplicação da noção de campo social de Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SANTOS, Ana Lúcia Felix dos  e  OLIVEIRA, Sávio Assis de. Conhecimento, interesse e pesquisa educacional: um possível diálogo entre Bourdieu e Habermas. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.43-58. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(04).

Este trabalho toma a relação conhecimento e interesse, enquanto par dialético que constitui a produção de conhecimento e é dela inseparável. Busca analisar, no pensamento de Bourdieu e Habermas, os fatores que influenciam a escolha dos objetos de estudo. Propõe uma discussão a partir de reflexões acerca da realidade social como totalidade e das relações entre sujeito e objeto, teoria e método, tentando desvelar os condicionantes que estão na base e no interior da produção do conhecimento e que podem ser analisados à luz da relação entre conhecimento e interesse.

Palavras-chave : Conhecimento e Interesse; Produção do Conhecimento; Pesquisa Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )