SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Conhecimento, interesse e pesquisa educacional: um possível diálogo entre Bourdieu e HabermasVirtudes e concepções de educação moral para o desenvolvimento da autonomia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

GROPPO, Luís Antonio. Um esboço sobre a gênese do campo das práticas socioeducativas no Brasil: aplicação da noção de campo social de Bourdieu. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.59-78. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(05).

A partir de revisão bibliográfica, aplico a noção de campo social de Bourdieu para criar um esboço do campo das práticas socioeducativas no Brasil. Avalio a noção de campo de Bourdieu, apresentando referenciais para a sua análise, em destaque doxa e nomos. Avalio os principais agentes deste campo no que se refere ao seu processo de legitimação: mercado social, Estado e universidades. Avalio, enfim, três diferentes candidatos à elaboração da doxa deste campo: educação popular, educação não formal e pedagogia social. Na atualidade, a pedagogia social parece ter ganhado a hegemonia, com sua proposta que associa o “social” à exclusão, e o “educativo”, à inclusão, cuidado e prevenção.

Palabras clave : Pedagogia Social; Educação não Formal; Educação Popular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )