Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
GROPPO, Luís Antonio. Um esboço sobre a gênese do campo das práticas socioeducativas no Brasil: aplicação da noção de campo social de Bourdieu. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.59-78. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(05).
A partir de revisão bibliográfica, aplico a noção de campo social de Bourdieu para criar um esboço do campo das práticas socioeducativas no Brasil. Avalio a noção de campo de Bourdieu, apresentando referenciais para a sua análise, em destaque doxa e nomos. Avalio os principais agentes deste campo no que se refere ao seu processo de legitimação: mercado social, Estado e universidades. Avalio, enfim, três diferentes candidatos à elaboração da doxa deste campo: educação popular, educação não formal e pedagogia social. Na atualidade, a pedagogia social parece ter ganhado a hegemonia, com sua proposta que associa o “social” à exclusão, e o “educativo”, à inclusão, cuidado e prevenção.
Palavras-chave : Pedagogia Social; Educação não Formal; Educação Popular.