SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35A sketch of the genesis of the field of socio- -educational practices in Brazil: applying the concept of social field of BourdieuSocial inequality and access to media in school environments and family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SAFA, Talita Carneiro Gader  and  MENDONCA, Samuel. Virtudes e concepções de educação moral para o desenvolvimento da autonomia. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.79-97. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(06).

O problema deste artigo consiste na seguinte pergunta: há virtudes e concepções de educação moral que podem auxiliar o desenvolvimento da autonomia dos educadores? Este texto procura discutir a questão das virtudes e concepções de educação moral, a partir de Aristóteles, utilizando Puig como intérprete, principalmente, da mesma forma que discorrendo sobre a questão da autonomia, utilizando Zatti e Freire. Do ponto de vista do método, o trabalho é realizado a partir de revisão bibliográfica. O percurso metodológico, isto é, a análise de textos dos autores citados, justifica-se na busca da ressignificação da educação moral para o desenvolvimento da autonomia de educadores. Os resultados esperados consistem na possibilidade de o educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, as virtudes e concepções de educação moral.

Keywords : Virtudes; Educação Moral; Autonomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )