SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Um esboço sobre a gênese do campo das práticas socioeducativas no Brasil: aplicação da noção de campo social de BourdieuDesigualdades sociais e acesso às mídias em ambientes escolares e familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SAFA, Talita Carneiro Gader  e  MENDONCA, Samuel. Virtudes e concepções de educação moral para o desenvolvimento da autonomia. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.79-97. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(06).

O problema deste artigo consiste na seguinte pergunta: há virtudes e concepções de educação moral que podem auxiliar o desenvolvimento da autonomia dos educadores? Este texto procura discutir a questão das virtudes e concepções de educação moral, a partir de Aristóteles, utilizando Puig como intérprete, principalmente, da mesma forma que discorrendo sobre a questão da autonomia, utilizando Zatti e Freire. Do ponto de vista do método, o trabalho é realizado a partir de revisão bibliográfica. O percurso metodológico, isto é, a análise de textos dos autores citados, justifica-se na busca da ressignificação da educação moral para o desenvolvimento da autonomia de educadores. Os resultados esperados consistem na possibilidade de o educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, as virtudes e concepções de educação moral.

Palavras-chave : Virtudes; Educação Moral; Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )