SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Virtudes e concepções de educação moral para o desenvolvimento da autonomiaO trânsito e o transporte na cidade: caminhos propostos pelas crianças para uma maior mobilidade em Maringá, PR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

NUNES, Lina Cardoso  e  VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Desigualdades sociais e acesso às mídias em ambientes escolares e familiares. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.99-115. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(07).

Nas relações estabelecidas entre desigualdades sociais e possibilidades educacionais favorecidas pela apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação, emerge a seguinte questão: como crianças e jovens, pertencentes a diferentes classes sociais, concretizam a sua relação / utilização das mídias? Para responder a essa indagação foram ouvidos gestores, professores e alunos de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. O estudo, de natureza qualitativa, evidenciou que os alunos dessas escolas, pertencentes a classes sociais menos privilegiadas, não podem ser caracterizados como excluídos digitais, pois, além do acesso às diversas mídias, demonstram possuir diversas habilidades na utilização delas.

Palavras-chave : Desigualdades Sociais; Mídias; Inclusão Digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )