SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Formação política e profissional: um desafio do Núcleo de Ensino Profissional Livre Nova Piratininga (1979-1996)A educação e o ensino de...: relações tecidas em composições cujo denominador comum é o aprender índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

COSTA, Márcio Luis  y  BERNARDES, Anita Guazzelli. Práticas docentes e enfrentamentos: de um modelo de intervenção a um modelo de cuidado. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.157-172. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(10).

O texto reflete sobre o tema do cuidado nas práticas docentes, focando desafios que esse tipo de tema sugere ao cotidiano universitário. Cuidado e práticas docentes são considerados linhas passíveis de avizinharem-se em uma composição momentânea, cuja análise sugere possibilidade de reinvenção das práticas docentes a partir do cuidado e da alteridade. Isso implica demandas de uma estética da existência em que se tenha coragem de transformar-se lentamente e uma sensibilidade à provocação em relação ao fazer viver potências performáticas e ao denunciar/romper axiomas estáticos. Essa coragem traduz-se em ser capaz de viver a vida e experienciar a existência como espaço de manifestação intolerável da verdade, em que verdade desmascara a incapacidade da pretensão de fazer do outro o projeto que se tem para ele e desvela a sempre aberta possibilidade de viver outro projeto.

Palabras clave : Práticas Docentes; Cuidado; Alteridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )