SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Política de educação superior e os programas de permanência para universidades públicas - 2003-2010A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

RODRIGUES, Elaine; NEVES, Fátima Maria  e  NEGRAO, Sonia Maria Vieira. Formação de professores: história da educação e suas interfaces com o ensino de História no Paraná (1973 a 2003). Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.219-240. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(14).

Objetiva-se integrar o campo de estudos acerca dos processos de apropriação e circulação dos saberes afetos ao ensino e à pesquisa em História da Educação. A temporalidade dos documentos eleitos está circunscrita aos de 1983 a 2003. A análise amparou-se na postura que compreende currículos ou programas disciplinares como dispositivos que tendem a legitimar discursos no campo educacional, gestando “verdades”. Ao concluir, reafirma-se que os documentos analisados e considerados como desdobramentos do ensino e da pesquisa em História da Educação no Paraná, observando-se possíveis interfaces com o conteúdo prescrito para o ensino de história, que aí figuram e possibilitam discernir o que foi culturalmente selecionado para o conhecimento de professores e alunos.

Palavras-chave : Educação no Paraná; Ensino e Pesquisa em História da Educação; Ensino de História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )