SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Formação de professores: história da educação e suas interfaces com o ensino de História no Paraná (1973 a 2003) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; LIMA, Adriana Araújo de  y  BELMAR, César Cristiano. A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.241-261. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(15).

Este estudo refere-se a uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil a respeito da seleção e do uso do livro didático (LD) pelos professores das áreas de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática. Foram analisadas teses e dissertações cadastradas na base de dados da CAPES (www.capes.gov.br). Verificou-se a escassez de trabalhos sobre o tema. As pesquisas priorizam os professores das escolas públicas como sujeitos de seus estudos. A escolha do LD, de modo geral, ocorre de forma solitária, aligeirada, sem consulta ao Guia do PNLD e, às vezes, sofre interferência dos órgãos gestores. O livro escolhido é aquele mais afinado com as orientações curriculares das Secretarias de Educação e que contém textos claros e simples, além de boas ilustrações e exercícios. O LD apoia o professor principalmente na gestão do tempo das aulas e na sequência e aprofundamento dos conteúdos.

Palabras clave : Livro Didático; Professores de Ciências; Professores de Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )