SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Mario Alighiero Manacorda: um marxista a serviço da liberdade plena e para todosContribuições do sociointeracionismo bakhtiniano e da Análise do Discurso de linha francesa ao ensino de linguagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SILVA, Divino José da. A ensaística adorniana e o filosofar em educação. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.33-48. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(03).

Em “O ensaio como forma”, Theodor Adorno critica o pensamento filosófico dominante que, por diferentes vias, manifesta a pretensão de compreender o real em sua totalidade, em que o caráter universal do conceito anula a singularidade do objeto. Adorno vislumbra no ensaio a possibilidade de se pensar aspectos do objeto os quais foram, de modo coercitivo, negados pelo caráter identitário da razão. O nosso objetivo neste artigo foi pensar a importância do ensaio para a filosofia da educação enquanto um modo de reflexão sobre e na educação. O ensaio, nos termos adornianos, nos instiga a pôr em dúvida valores, crenças e estereótipos que limitam nossa experiência educativa, ao mesmo tempo em que nos possibilita resgatar nela o que foi esquecido pela razão, pelos saberes e pelas práticas pedagógicas, na atualidade.

Palavras-chave : Adorno; Filosofia da Educação; Prática Reflexiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )