SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36A ensaística adorniana e o filosofar em educaçãoA gestão democrática em espaços não formais de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FREITAS, Silvane Aparecida de  y  MACHADO, Katia Resende de Assis. Contribuições do sociointeracionismo bakhtiniano e da Análise do Discurso de linha francesa ao ensino de linguagens. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.49-62. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(04).

Este artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições que as teorias sociointeracionista bakhtiniana e a Análise do Discurso de linha francesa podem oferecer ao ensino de linguagens, sobretudo, no que diz respeito à formação de leitores e às diversas possibilidades de produção de sentidos que os textos apresentam. Ressalta-se a necessidade de uma mudança de postura tanto dos professores quanto dos alunos frente aos textos, com o intuito de ampliar a capacidade discursiva dos alunos, libertá-los da pressão de ter de achar um único sentido do texto, uma única resposta correta, que sempre foi a do professor ou do livro didático.

Palabras clave : Discurso; Interação; Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )