SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Contribuições do sociointeracionismo bakhtiniano e da Análise do Discurso de linha francesa ao ensino de linguagensAções colaborativas: possibilidades de construção de conhecimentos sobre práticas de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

GONZALEZ, Wânia  y  BERNARDO, Elisangela. A gestão democrática em espaços não formais de ensino. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.63-76. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(05).

Este texto buscou analisar a concepção de gestão democrática implícita nas ações educativas ofertadas por dois espaços não formais de ensino. O estudo foi realizado na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, FASE, mediante o enfoque do Curso Capacitação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais, e no Instituto Ayrton Senna, a partir da abordagem do Programa Gestão Nota 10. O referencial teórico utilizado no estudo enfatizou a dimensão política que os espaços não formais de ensino podem assumir sem defender a diminuição do papel do Estado na oferta da educação pública. As reflexões respaldam a concepção de gestão democrática adotada no texto. O estudo traz as contribuições sobre a possibilidade de construção de uma nova relação com o saber na análise das ações educativas investigadas. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados: análise documental e entrevistas com os coordenadores pedagógicos das duas Organizações do Terceiro Setor. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram que nas ONGs estudadas as diferenças sobre a dimensão política da gestão educacional são acentuadas.

Palabras clave : Gestão Democrática; Espaços não Formais de Ensino; ONGs.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )