SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Collaborative actions: possibilities for building up knowledge on teaching practicesSocial policies and “new strategy” for comprehensive education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

NUNES, Ana Ignez Belém Lima  and  NUNES, João Batista Carvalho. Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.91-108. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(07).

Discutem-se o papel do formador na formação continuada e os modelos e estratégias formativos para o desenvolvimento docente. Parte-se da análise do papel do formador, situando a complexidade de conceituar esse termo, assim como as fragilidades ainda presentes em sua formação. Defende-se a ideia de que a coerência entre a formação desejada para os professores e a formação de seus formadores é um aspecto fundamental para promover o desenvolvimento docente. Em seguida, denotam-se diversos modelos e estratégias de formação continuada, com suporte na literatura científica e de estudos realizados pelos autores. Ao final, esboçam-se propostas para a melhoria da formação continuada desde a perspectiva do desenvolvimento docente, a serem implementadas pelos órgãos gestores e/ou pelas escolas.

Keywords : Formação de Formadores; Modelos e Estratégias Formativos; Desenvolvimento Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )