SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docenteAvaliação Educacional: concepções de formandos em Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SILVA, Katharine Ninive Pinto  e  SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. As políticas sociais e a “nova estratégia” de educação integral no Brasil. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.109-128. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(08).

O trabalho analisa o Programa Mais Educação, como “nova estratégia” do governo federal para promoção da educação integral, focalizando as funções sociais atribuídas aos programas esportivos, artísticos e recreativos realizados no contraturno escolar, como forma de “ocupação” do “tempo livre” de crianças e jovens do ensino fundamental. Também analisa os espaços e os equipamentos disponibilizados para tais ações, considerando-os indicadores de efetividade da proposta de criação de territórios educativos. Trata de alguns dos resultados de pesquisa financiada pelo CNPq. Tais resultados revelam que, sob o discurso de promover a educação integral, a escola pública brasileira vem ampliando suas responsabilidades, diminuindo a escolarização e aumentando o disciplinamento da pobreza.

Palavras-chave : Educação Integral; Políticas Sociais; Avaliação de Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )