SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Conditions of teaching work in Brazil and Spain: considerations from TALIS research (OECD-2009)To think about education: production of subjectivities, affections and sunflowers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

OLIVEIRA, Maria Izete de  and  CARLOS, Rinalda Bezerra. Relato biográfico: uma tentativa de compreender as práticas pedagógicas de professoras da educação infantil. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.161-175. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(11).

Este trabalho procede de duas pesquisas que objetivaram investigar a concepção de professoras da Educação Infantil sobre essa etapa da educação básica, e conhecer como desenvolvem suas práticas pedagógicas, respectivamente. Constatamos, salvo raras exceções, a inconsistência entre o discurso e a prática das professoras. Logo, nos sentimos instigadas a realizar uma nova pesquisa, tendo por objetivo compreender como as experiências de vida influenciam na prática pedagógica das professoras. Utilizamos o método autobiográfico, sob a forma de relatos de história de vida pelo fato de o nosso estudo configurar-se num instrumento, ao mesmo tempo, de formação e de pesquisa. Obtivemos 12 relatos que foram organizados em três categorias: Formação inicial, Formação continuada e Experiência de vida. Os resultados revelam a necessidade de promover estudos sobre profissionalidade docente, desmistificação da prática em detrimento da teoria e um aprofundamento no conceito de formação continuada.

Keywords : Educação Infantil; Prática Pedagógica; Relato Biográfico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )