SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Condições de trabalho docente no Brasil e na Espanha: considerações a partir da pesquisa TALIS (OECD-2009)Para pensar a educação: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

OLIVEIRA, Maria Izete de  y  CARLOS, Rinalda Bezerra. Relato biográfico: uma tentativa de compreender as práticas pedagógicas de professoras da educação infantil. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.161-175. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(11).

Este trabalho procede de duas pesquisas que objetivaram investigar a concepção de professoras da Educação Infantil sobre essa etapa da educação básica, e conhecer como desenvolvem suas práticas pedagógicas, respectivamente. Constatamos, salvo raras exceções, a inconsistência entre o discurso e a prática das professoras. Logo, nos sentimos instigadas a realizar uma nova pesquisa, tendo por objetivo compreender como as experiências de vida influenciam na prática pedagógica das professoras. Utilizamos o método autobiográfico, sob a forma de relatos de história de vida pelo fato de o nosso estudo configurar-se num instrumento, ao mesmo tempo, de formação e de pesquisa. Obtivemos 12 relatos que foram organizados em três categorias: Formação inicial, Formação continuada e Experiência de vida. Os resultados revelam a necessidade de promover estudos sobre profissionalidade docente, desmistificação da prática em detrimento da teoria e um aprofundamento no conceito de formação continuada.

Palabras clave : Educação Infantil; Prática Pedagógica; Relato Biográfico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )