SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Relato biográfico: uma tentativa de compreender as práticas pedagógicas de professoras da educação infantilBioexpressão: uma proposta de formação integral dos alunos do curso de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

LIMA, Norma Silvia Trindade de. Para pensar a educação: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.177-187. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(12).

Somos seres prenhes de necessidade e imaginação, atravessados por fluxos que nos afetam e nos produzem. Olhares e dizeres pronunciados, insinuados e interditados. Identidades e diferenças nos compõem como mosaicos. A identidade é uma história narrada, e a diferença, uma contingência velada. Nossa história é uma narrativa criada, contada, ouvida, repetida, inacabada. Tanto mais fidedigna, quanto a repetição e o testemunho. A potência humana é um mistério que se realiza ao acaso, por afecções. Assim, sugere-se que os espaços e ações educativas assumam a intencionalidade de colaborar com processos de singularização, estimulando o vigor e a potência de cada ser. Portanto este texto é uma narrativa sobre educação, dando ênfase à produção de subjetividades e diferenças no âmbito do educar e do existir.

Palavras-chave : Educação; Produção de Subjetividades; Diferença.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )