SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36To think about education: production of subjectivities, affections and sunflowersThe Oppressor and Oppressed language present in the work “Pygmalion” by Bernard Shaw author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PEREIRA, Lucia Helena Pena  and  LIMA, Cíntia Lúcia de. Bioexpressão: uma proposta de formação integral dos alunos do curso de Pedagogia. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.189-205. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(13).

Este trabalho apresenta a síntese de pesquisa de Mestrado que teve por objetivo geral analisar a Bioexpressão como possibilidade de formação integral dos graduandos do Curso de Pedagogia de uma universidade federal mineira. A Bioexpressão é um conjunto de conhecimentos teórico-vivenciais que visa à compreensão de si e das dificuldades de expressão própria que dificultam a vida, o exercício profissional e as inter-relações, considerando o desenvolvimento do ser em sua integralidade, o que abarca as dimensões cognitiva, afetiva, corporal, social e espiritual. O trabalho tem sua base nas teorias de Wilhelm Reich e seus continuadores - Alexander Lowen, Stanley Keleman e David Boadella. As atividades bioexpressivas se mostram como possibilidades de estimular o autoconhecimento do profissional em formação, seu olhar para o outro e seu entorno, gerando reflexões e propostas de novas formas de atuação.

Keywords : Bioexpressão; Formação integral; Curso de Pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )