SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Para pensar a educação: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóisA linguagem do Opressor e do Oprimido presentes na obra “Pygmalion”, de Bernard Shaw índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PEREIRA, Lucia Helena Pena  y  LIMA, Cíntia Lúcia de. Bioexpressão: uma proposta de formação integral dos alunos do curso de Pedagogia. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.189-205. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(13).

Este trabalho apresenta a síntese de pesquisa de Mestrado que teve por objetivo geral analisar a Bioexpressão como possibilidade de formação integral dos graduandos do Curso de Pedagogia de uma universidade federal mineira. A Bioexpressão é um conjunto de conhecimentos teórico-vivenciais que visa à compreensão de si e das dificuldades de expressão própria que dificultam a vida, o exercício profissional e as inter-relações, considerando o desenvolvimento do ser em sua integralidade, o que abarca as dimensões cognitiva, afetiva, corporal, social e espiritual. O trabalho tem sua base nas teorias de Wilhelm Reich e seus continuadores - Alexander Lowen, Stanley Keleman e David Boadella. As atividades bioexpressivas se mostram como possibilidades de estimular o autoconhecimento do profissional em formação, seu olhar para o outro e seu entorno, gerando reflexões e propostas de novas formas de atuação.

Palabras clave : Bioexpressão; Formação integral; Curso de Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )