SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36The Oppressor and Oppressed language present in the work “Pygmalion” by Bernard ShawBrazilian press in eighteen hundred and history of education: Hipólito da Costa and the “Correio Braziliense” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SILVA, Adriana Aparecida Alves da  and  SANDANO, Wilson. Aspectos das práticas escolares da escola de Língua Japonesa e Internato de Pilar do Sul: rituais e festas. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.221-236. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(15).

Os resultados apresentados neste artigo fazem parte de pesquisa que investigou o campo escolar de Pilar do Sul, SP. Em meados da década de 50, esse campo era constituído por quatro escolas, entre as quais a Escola de Língua Japonesa. Este trabalho busca compreender a história dessa escola, analisando os rituais e festas do cotidiano escolar como parte de suas práticas que compõem as “culturas escolares” no período referente a 1950, ano de fundação, a 1970, ano de fechamento da escola. Foram utilizadas fontes escritas, orais e iconográficas, considerando a posição de Le Goff (1990) sobre a ampliação da noção do documento. A análise evidenciou, entre outros aspectos, que os rituais e festas eram mais do que atividades escolares, eram momentos propícios para a difusão de conhecimentos, normas e valores legitimados pela escola e pela comunidade japonesa.

Keywords : Imigração Japonesa; Rituais e Festas Escolares; Pilar do Sul.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )