SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36A linguagem do Opressor e do Oprimido presentes na obra “Pygmalion”, de Bernard ShawA imprensa brasileira nos oitocentos e a história da educação: Hipólito da Costa e o Correio Braziliense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SILVA, Adriana Aparecida Alves da  y  SANDANO, Wilson. Aspectos das práticas escolares da escola de Língua Japonesa e Internato de Pilar do Sul: rituais e festas. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.221-236. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(15).

Os resultados apresentados neste artigo fazem parte de pesquisa que investigou o campo escolar de Pilar do Sul, SP. Em meados da década de 50, esse campo era constituído por quatro escolas, entre as quais a Escola de Língua Japonesa. Este trabalho busca compreender a história dessa escola, analisando os rituais e festas do cotidiano escolar como parte de suas práticas que compõem as “culturas escolares” no período referente a 1950, ano de fundação, a 1970, ano de fechamento da escola. Foram utilizadas fontes escritas, orais e iconográficas, considerando a posição de Le Goff (1990) sobre a ampliação da noção do documento. A análise evidenciou, entre outros aspectos, que os rituais e festas eram mais do que atividades escolares, eram momentos propícios para a difusão de conhecimentos, normas e valores legitimados pela escola e pela comunidade japonesa.

Palabras clave : Imigração Japonesa; Rituais e Festas Escolares; Pilar do Sul.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )