SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Aspectos das práticas escolares da escola de Língua Japonesa e Internato de Pilar do Sul: rituais e festasDe Eva a Maria: a Igreja e o matrimônio católico - educação religiosa e normas de conduta para mulheres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PERIOTTO, Marcília Rosa. A imprensa brasileira nos oitocentos e a história da educação: Hipólito da Costa e o Correio Braziliense. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.237-252. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(16).

É um estudo sobre a relação imprensa e educação. A imprensa brasileira dos oitocentos é vista como uma fonte profícua para o entendimento do processo educativo ao qual se submeteu a sociedade brasileira em meio à construção de uma dada ideia de Nação nos albores do século XIX. Hipólito da Costa e o jornal Correio Braziliense são, então, objetos de estudo, no qual o objetivo é analisar o debate travado em nome da aplicação das ideias liberais em oposição ao absolutismo, cujo resultado consistiu na formação dos brasileiros e contribuiu para levá-los ao movimento da independência, na medida em que contribuiu com ideias necessárias ao enfrentamento político contra a metrópole portuguesa.

Palabras clave : Imprensa-Educação; Hipólito da Costa-Correio Braziliense; Século XIX.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )