SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36A imprensa brasileira nos oitocentos e a história da educação: Hipólito da Costa e o Correio BrazilienseConflictos y disputas territoriais entre jesuitas y asuncenos - a Revolucao dos Comuneros e a suas consecuencias no espaco das misiones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ALMEIDA, Jane Soares de  y  GOMES, Calil de Siqueira. De Eva a Maria: a Igreja e o matrimônio católico - educação religiosa e normas de conduta para mulheres. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.253-264. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(17).

Este artigo busca resgatar a condição histórica das mulheres marcada pelo domínio masculino, sob a perspectiva do vínculo matrimonial católico e sua interface com a educação religiosa. Historicamente esquecidas e ignoradas, as mulheres foram atingidas por estereótipos, culturalmente originados na Igreja Católica, em relação à sexualidade humana. Alvos de extremada contenção no seio da Igreja, que incutiu paradoxos, valores e princípios baseados na pureza e meritocracia de fundo sexual, as mulheres foram as principais destinatárias da ideologia religiosa. Nestas, especialmente, incidiam as penalidades ou perda de direitos religiosos em caso de transgressão. A educação religiosa, objeto de severas normas de conduta dentro do matrimônio católico, se erigia ad eternum para a edificação moral das mulheres e as tornava reféns de ligações matrimoniais irresolutas com a plenitude individual.

Palabras clave : Igreja Católica; Mulheres; Matrimônio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )