SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36The participation of indigenous teachers in the implementation of the National Policy of Territorial and Environmental Management of Indigenous Territories (PNGATI) in Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

ORTIZ, Fernanda Ros  and  PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Educação e diversidade cultural nos periódicos InterMeio e Série-Estudos. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.319-331. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(21).

Este artigo apresenta uma análise panorâmica das produções acadêmicas na temática “Educação e Diversidade Cultural”, publicadas em dois periódicos pertencentes aos dois primeiros Programas de Pósgraduação em Educação, no Mato Grosso do Sul, a saber: InterMeio, da UFMS, e Série-Estudos, da UCDB. Do ponto de vista metodológico, realizaram-se buscas com emprego de palavras-chave na temática da diversidade cultural. Organizamos o mapeamento destas, focalizando frequência, categorias, metodologias e concepções adotadas. Em síntese, foi possível compreender como as produções apresentam reflexões sobre a pluralidade no contexto escolar, embora, em consideração às pertenças étnico-culturais do referido estado, as produções sejam tímidas.

Keywords : Diversidade Cultural; Educação; Periódicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )