SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36A participação de professores indígenas na implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ORTIZ, Fernanda Ros  y  PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Educação e diversidade cultural nos periódicos InterMeio e Série-Estudos. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.319-331. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(21).

Este artigo apresenta uma análise panorâmica das produções acadêmicas na temática “Educação e Diversidade Cultural”, publicadas em dois periódicos pertencentes aos dois primeiros Programas de Pósgraduação em Educação, no Mato Grosso do Sul, a saber: InterMeio, da UFMS, e Série-Estudos, da UCDB. Do ponto de vista metodológico, realizaram-se buscas com emprego de palavras-chave na temática da diversidade cultural. Organizamos o mapeamento destas, focalizando frequência, categorias, metodologias e concepções adotadas. Em síntese, foi possível compreender como as produções apresentam reflexões sobre a pluralidade no contexto escolar, embora, em consideração às pertenças étnico-culturais do referido estado, as produções sejam tímidas.

Palabras clave : Diversidade Cultural; Educação; Periódicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )