SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Interculturality, identity and decoloniality: political and educational challengesInter/multiculturalism and in-service teacher education: the empowerment of the black movement for a Decolonial Pedagogy. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SISS, Ahyas  and  FERNANDES, Otair. Formação de professores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada: breves considerações. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.107-119. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(08).

O artigo é um convite à reflexão acerca da importância da formação de educadores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada voltada para sociedades caracterizadas não apenas pela diversidade cultural e desigualdade social, mas sobretudo, por possuírem uma herança escravista e colonial que a estrutura, e suas relações, como é o caso da sociedade brasileira. Trata-se de um dos mais importantes problemas que nos desafiam a todos, professores, pesquisadores e alunos cuja centralidade é o compromisso da produção de conhecimentos nos campos conformados pela educação e pelas relações étnico-racial, social, política e ideológica problematizando, ressignificando e a instituindo em um processo efetivamente democrático na perspectiva de negros e indígenas. Esse foi o tema do V Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão - inter/multiculturalidade e formação de educadores, realizado em 2012, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Mato Grosso do Sul.

Keywords : Educação; Formação de Professores; Multiculturalimo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )