SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionaisInter/multiculturalidade e formação continuada de educadores: o protagonismo do movimento social negro por uma Pedagogia Decolonial. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SISS, Ahyas  e  FERNANDES, Otair. Formação de professores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada: breves considerações. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.107-119. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(08).

O artigo é um convite à reflexão acerca da importância da formação de educadores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada voltada para sociedades caracterizadas não apenas pela diversidade cultural e desigualdade social, mas sobretudo, por possuírem uma herança escravista e colonial que a estrutura, e suas relações, como é o caso da sociedade brasileira. Trata-se de um dos mais importantes problemas que nos desafiam a todos, professores, pesquisadores e alunos cuja centralidade é o compromisso da produção de conhecimentos nos campos conformados pela educação e pelas relações étnico-racial, social, política e ideológica problematizando, ressignificando e a instituindo em um processo efetivamente democrático na perspectiva de negros e indígenas. Esse foi o tema do V Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão - inter/multiculturalidade e formação de educadores, realizado em 2012, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Mato Grosso do Sul.

Palavras-chave : Educação; Formação de Professores; Multiculturalimo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )