SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Direitos humanos e educação intercultural: as fronteiras da exclusão e as minorias sub-representadas - os indígenas no ensino superior.Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BACKES, José Licínio. Estudos curriculares no Brasil: o (não) lugar dos conceitos de interculturalidade, multiculturalismo, hibridismo, raça, etnia e gênero. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.155-164. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(11).

O artigo analisa o (não) lugar dos conceitos de hibridismo, interculturalidade, multiculturalismo, raça, etnia e gênero no campo do currículo, cuja centralidade ou não produz um conjunto de efeitos para esse campo. Para fazer a análise, foram lidos e examinados todos os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Currículo (GT 12) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no período 2008-2012, totalizando 69 trabalhos. A análise mostrou que os conceitos são utilizados mais como adjetivos para qualificar diferentes realidades do que como substantivos e que o seu significado é pouco explicitado nos trabalhos apresentados. Também foi observada pouca presença (não-centralidade) dos conceitos e temáticas de gênero e relações étnico-raciais, bem como de questões ligadas à interculturalidade e ao multiculturalismo no campo do currículo. Ainda que essa presença contribua para a ressignifi cação do campo do currículo, concluímos que ela seria maior se houvesse uma centralidade desses conceitos e uma preocupação maior em explicitá-los.

Palabras clave : Estudos Curriculares; ANPEd; GT Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )