SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Curriculum Studies in Brazil: the (non) place of the concepts of hybridism, interculturality, multiculturalism, race, ethnicity and gender.Teacher’s trainings needs of elementary school in Presidente Prudente, SP: a contribution to the professional development of teacher. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

NUNES, Ana Ignez Belém Lima  and  NUNES, João Batista Carvalho. Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.167-185. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(12).

Resumo

Discutem-se o papel do formador na formação continuada e os modelos e estratégias formativos para o desenvolvimento docente. Parte-se da análise do papel do formador, situando a complexidade de conceituar esse termo, assim como as fragilidades ainda presentes em sua formação. Defende-se a ideia de que a coerência entre a formação desejada para os professores e a formação de seus formadores é um aspecto fundamental para promover o desenvolvimento docente. Em seguida, denotam-se diversos modelos e estratégias de formação continuada, com suporte na literatura científica e de estudos realizados pelos autores. Ao final, esboçam-se propostas para a melhoria da formação continuada desde a perspectiva do desenvolvimento docente, a serem implementadas pelos órgãos gestores e/ou pelas escolas.

Keywords : Formação de Formadores; Modelos e estratégias Formativos; Desenvolvimento Docente.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )