SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Teacher’s trainings needs of elementary school in Presidente Prudente, SP: a contribution to the professional development of teacher.The subjacent rationality to the teacher’s praxis in the context of higher education. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

LIMA, Simone Marques  and  CARVALHO, Ademar de Lima. Um estudo sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.201-214. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(14).

O presente artigo é resultado pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indagou- se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Optou-se pela pesquisa qualitativa interpretativa. Analisou-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso e os depoimentos de oito professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Rondonópolis, MT. Os resultados evidenciam que os desafios enfrentados para ensinar a Matemática nos primeiros anos de escolarização se inserem em questões centradas, na formação do professor e na organização da escola, e têm, primordialmente, natureza pedagógica.

Keywords : Formação de Professores; Pedagogia; Ensino da Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )