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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre; FREIRE, Ludmila de Almeida  e  CAVALCANTE, Maria Marina Dias. A racionalidade subjacente à práxis do professor no contexto da educação superior. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.215-226. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(15).

Este estudo pretende desenvolver uma análise sobre alguns princípios fundantes da racionalidade subjacente a práxis do professor bacharel no ensino superior. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisa se classifica como estudo de caso tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus Maracanaú, CE. Como estratégia de coleta de dados, realizou-se entrevista semi-estruturada com três professores. Os dados revelam as dificuldades enfrentadas pelos entrevistados no início de suas carreiras e apontam a necessidade de formação pedagógica para uma melhoria de seu trabalho. Destaca-se a importância dos estudos sobre a formação para a docência universitária, pela valorização e ressignificação do saber prático do professor constantemente reconstruído em processos intersubjetivos, reconhecendo na práxis a dialeticidade da relação teoria e prática.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Saberes Profissionais; Racionalidade Pedagógica.

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